Criar uma Loja Virtual Grátis
FITNESS
FITNESS

Fitness

60 minutos de atividade física diária é o ideal para controlar o peso das mulheres.

stk327145rknUma pesquisa recém-publicada pelo periódico JAMA, Jornal da Associação Americana de Medicina, demonstra que a prática de 60 minutos diários ou mais de atividade física moderada é mais recomendável para evitar sobrepeso e obesidade entre as mulheres do que exercícios em menores quantidades e intensidades.

O estudo acompanhou de forma prospectiva, e por 13 anos, cerca de 40 mil americanas com média de idade de 54 anos e que mantiveram suas dietas habituais. No início do estudo, 50% das mulheres faziam menos de 150 minutos por semana de atividade física moderada, 22% faziam mais de 420 minutos(, excluir) e o restante tinha um nível de atividade intermediário entre esses dois primeiros grupos. Apenas 13% das mulheres começaram o estudo com peso normal e conseguiram chegar ao final sem sobrepeso ou obesidade. Essas mulheres tiveram uma média de atividade física semanal de 420 minutos, 60 minutos por dia.

Estima-se que 40% dos brasileiros adultos apresentam excesso de peso, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 conduzida pelo IBGE. Emagrecer já é uma tarefa difícil, e a manutenção do peso após alguns quilos perdidos é mais difícil ainda. O melhor negócio é não deixar o peso se acumular com o passar do tempo, e essa é uma equação teoricamente simples: não podemos ingerir mais calorias do que gastamos. Na prática, é importante que as pessoas tenham em mente o quanto de atividade física é necessário para controlar o peso, mas essa é uma informação que ainda não está tão bem definida pela ciência.

O fundamental é ressaltar que os resultados da pesquisa ainda revelam que, para as mulheres com sobrepeso ou que estão obesas, os 60 minutos diários de atividade física não são suficientes para alcançar um peso normal. Estas precisam realmente fazer uma dieta de restrição calórica.

 

Maratona: use a nutrição como aliada neste desafio.

skd232431sdcA maratona é a mais longa, desgastante e uma das mais difíceis e emocionantes provas do atletismo olímpico. Ela é disputada na distância de 42,195 km desde 1908 e é tradicionalmente o último evento dos Jogos Olímpicos.

Os corredores de rua (principalmente os iniciantes) muitas vezes a classificam como o maior desafio da modalidade. Um desafio que para ser superado necessita da união de três fatores principais: treino adequado, repouso suficiente e alimentação saudável.

A maratona é um exercício classificado como aeróbio, ou seja, um exercício em que há o uso predominante do oxigênio auxiliando na queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. Por este ser um exercício de longa duração (o recorde mundial masculino é de 2h04m26s e o feminino é de 2h15m25s) o gasto energético é muito alto, o que torna importante uma alimentação adequada antes, durante e depois da prova.

A alimentação saudável é um dos principais fatores para um bom desempenho atlético. Uma dieta balanceada e adequada melhora o desempenho nas atividades físicas, auxilia na formação de músculos e reduz o cansaço pós-treino/prova.

Uma semana antes da prova é importante aumentar o consumo de carboidratos complexos (arroz, massa, pães) para auxiliar no armazenamento de energia no músculo através do glicogênio muscular. A energia para a realização do exercício está disponível de várias formas, e uma delas se chama glicogênio muscular. O glicogênio é uma molécula constituída de algumas moléculas de glicose (o “açúcar” do sangue) que são a principal fonte de energia para qualquer atividade que nosso corpo for realizar.